![]() |
São pedro Apóstolo |
AS EPÍSTOLAS
De Roma ele escreveu duas cartas: a primeira endereçada aos fieis da Ásia Menor, principalmente aqueles do Ponto, da Galáxia, da Capadócia e da Bitínia. Presume-se que ele escreveu esta epístola um pouco antes do ano 64 e contou com a colaboração de Silvano e Marcos, que também ajudaram São Paulo. Na parte final da carta, escreveu:“Por Silvano, irmão fiel, como entendo, vos escrevi em poucas palavras, exortando-vos e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual deveis permanecer firmes. A (Igreja) que está em Babilônia (Roma), eleita como vós, vos saúda, como também Marcos (o Evangelista), o meu filho. Saudai-vos uns aos outros com o ósculo da caridade. A paz esteja com todos vós os que estais em CRISTO JESUS! Amém.” (1 Pd 5,12-14)
Pouco tempo antes de escrever a Segunda Epístola, provavelmente no início do ano 67, endereçada a todas as Comunidades Cristãs, em êxtase recebeu um aviso do SENHOR, que sua missão estava chegando ao fim, por isso escreveu:
“Entendo que é justo despertar-vos com minhas admoestações, enquanto estou nesta tenda terrena, sabendo que em breve vou me despojar dela, como, aliás, nosso SENHOR JESUS CRISTO me revelou.” (2 Pd 1,13-14)
PRISÃO E MORTE

Os documentos a seguir testemunham a crucificação do Apóstolo:
A maneira como ocorreu e o local onde Pedro morreu, deveria ser conhecida em muitos círculos Cristãos no fim do primeiro século, da mesma maneira que está bem clara a citação no Evangelho de São João relativa à profecia de CRISTO sobre Pedro, afirmando que ele seria conduzido onde ele não queria ir. Isto para significar qual o tipo de morte que teria para glorificar a DEUS. JESUS disse a Pedro: “Em verdade, em verdade, te digo: quando eras jovem tu te cingias e andava por onde querias; quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te conduzirá aonde não queres.” (João 21,18-19). Tal citação concede aos leitores um conhecimento seguro sobre o modo de como Pedro foi morto.
Nero foi Imperador Romano entre 54 e 68. Em Julho de 64 começou a terrível perseguição que empreendeu contra os cristãos, e no começo de 68 fugiu de Roma e se suicidou. Assim sendo, a morte de Pedro aconteceu no mencionado período, de Julho/64 a princípio/68. O ano 67 é aquele de maior preferência entre os biógrafos e da Tradição Cristã. Contudo, o dia do martírio também é desconhecido; 29 de junho, foi o dia escolhido para a sua Festa desde o quarto século, todavia, não existe uma prova concreta de que foi exatamente no dia 29 que ele morreu.
Ainda relativo à maneira da morte de Pedro, possuímos uma tradição, atestada por Tertuliano ao término do segundo século e por Orígenes (conforme História Eclesiástica, II, Eusebius Pamphilus, Bispo de Caesarea – 265/339) afirmando que ele foi crucificado. Orígenes disse: "Pedro foi crucificado em Roma com a cabeça para baixo, como ele tinha desejado morrer".
TÚMULO DE PEDRO
![]() |
Sepulcro de Pedro - Basílica do Vaticano |
A memória de São Pedro também está associada a Catacumba de Santa Priscilla na Via Salaria. De acordo com a Tradição Cristã, São Pedro ali instruiu os cristãos e administrou o batismo a muitas pessoas. Esta tradição parece estar baseada em testemunhos mais antigos. A catacumba está situada debaixo do jardim de uma vila da família de um antigo Senador Cristão, a mansão era denominada de Acilii Glabriones, e a sua construção foi antes do fim do primeiro século. Acilius Glabrio, foi cônsul romano em 91. Quando descobriram que ele era cristão, foi condenado a morte pelo Imperador Domiciano. É bem possível que a fé da família tenha se originado no tempo Apostólico, e que segundo a Tradição, o Príncipe dos Apóstolos recebeu uma hospitaleira recepção na casa do cônsul, durante a sua estada em Roma.
![]() |
Túmulo de São Pedro - Vaticano |
Comentários
Leia antes de comentar:
Os comentários deste blog são todos moderados;
Escreva apenas o que for referente ao tema;
Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
Obrigado por sua visita e volte sempre.