Regras de Vida Cristã segundo Santo Afonso Maria de Ligório

Regras de Vida Cristã 

Este texto foi publicado por Santo Afonso em 1757, no final do seu "Breve Tratado sobre a necessidade da oração, sua eficácia e as condições com que deve ser feita”. 
Texto retirado do livro 
A Oração 
Santo Afonso Maria de Ligório 

I. De manhã, ao se levantar, fazer os atos cristãos indicados. Todos os dias fazer meia hora de oração mental e pelo menos um quarto de hora de leitura de algum livro espiritual. Participar da Missa. Fazer a visita ao Santíssimo Sacramento e à Mãe de Deus. Rezar o Rosário. À noite, fazer o exame de consciência, ato de arrependimento, os atos cristãos e rezar a Ladainha de Nossa Senhora. 

II. Confessar-se e comungar pelo menos semanalmente e até mais vezes, se o Diretor espiritual o permitir. 

III. Escolher um bom confessor, instruído e piedoso; seguir suas orientações tanto no tocante aos atos de devoção, como nas questões importantes; não abandoná-lo sem motivo grave. 

IV. Evitar a ociosidade, as más companhias, as conversas inconvenientes e, principalmente, as ocasiões de pecado, especialmente quando há perigo para a castidade. 

V. Nas tentações, principalmente nas impuras, fazer logo o Sinal da Cruz e invocar os nomes de Jesus e Maria, enquanto durar a tentação. 

VI. Se cometer algum pecado, arrepender-se logo e resolver emendar-se. Se o pecado for grave, confessar-se o quanto antes. 

VII. Sempre que possível ouvir as pregações; pertencer a alguma irmandade ou grupo, ali procurando apenas a salvação eterna. 

VIII. Para honrar a Maria Santíssima, jejuar nos sábados e na vigília de suas festas, fazendo ao mesmo tempo alguma outra mortificação corporal conforme o conselho do Diretor espiritual. Fazer a novena para as festas de Maria, do Natal, de Pentecostes e do próprio padroeiro. 

IX. Nas situações desagradáveis, doenças, perdas, perseguições, conformar-se com a vontade de Deus e ficar em paz dizendo, "Assim Deus quer, assim seja!

X. Todos os anos fazer os Exercícios Espirituais em alguma casa religiosa ou algum lugar retirado. Ou, pelo menos, fazê-lo em casa mesmo, dedicando-se o mais possível à oração, às leituras espirituais e ao silêncio. Do mesmo modo fazer um dia de Retiro a cada mês, evitando as conversas e recebendo a Eucaristia.  

Atos cristãos para cada dia 

De manhã, ao levantar-se, tendo feito o Sinal da Cruz, faça os seguintes atos de adoração, de amor, de agradecimento, de propósito e de súplica: 

I. Meu Deus, eu vos adoro e vos amo com todo o meu ser. 

II. Agradeço todos os vossos benefícios, especialmente o de me terdes conservado nesta noite. 

III. Eu vos ofereço as minhas ações, os meus sofrimentos deste dia, em união com as ações e os sofrimentos de Jesus e de Maria, com a intenção de ganhar todas as indulgências que puder. 

IV. Proponho-me fugir de todos os pecados, especialmente de... (é bom fazer um propósito particular quanto ao defeito em que mais se cai). Nos contratempos quero conformar-me sempre à vossa vontade. Meu Jesus, guardai-me; Maria protegei-me sob o vosso manto. Pai Eterno, ajudai-me por amor de Jesus e Maria. Meu Anjo da Guarda, meus Santos Padroeiros, acompanhai-me. Reze depois o Pai-Nosso, a Ave-Maria, o Credo, e três Ave-Marias em honra da pureza de Nossa Senhora. 

Ao começar um trabalho, estudo ou qualquer outra ocupação, diga: 
"Senhor, eu vos ofereço este meu esforço"

Às refeições: 
"Meu Deus, seja tudo para a vossa glória. Abençoai-me para que não caia em nenhuma falta"

Depois das refeições: 
"Agradeço, Senhor, o benefício que fizestes a quem vos ofendeu". 

Ao soar das horas: 
"Jesus, eu vos amo. Não permitais que me separe de vós". 

Nos contratempos: 
"Senhor, assim quisestes, assim também eu quero".

Nas tentações repita frequentemente os nomes de Jesus e de Maria. 
Tendo cometido alguma falta: 
"Senhor, eu me arrependo porque ofendi a vós, bondade infinita. Não quero fazê-lo novamente". 

Se houve pecado grave, confessar-se logo. 

À noite, antes de se deitar, agradeça a Deus as graças recebidas; faça o exame de consciência, o ato de arrependimento e os atos do cristão. 

Modo prático de fazer oração mental 

Como preparação, diga: 
I. Meu Deus, creio que estais aqui presente. Eu vos adoro com todo o meu ser. 

II. Senhor, mereceria estar agora no inferno; arrependo-me de vos haver ofendido; perdoai-me. 

III. Pai Eterno, por amor de Jesus e de Maria, iluminai-me. Depois, recomende-se a Maria Santíssima com uma Ave-Maria, recomende-se a São José, ao Anjo da Guarda, ao Santo Padroeiro. Agora leia a Meditação; vá interrompendo a leitura sempre que encontrar uma passagem que tenha um significado maior para você. Faça atos de humildade, de agradecimento e, principalmente, de arrependimento e de amor. Diga: "Senhor, fazei de mim o que quiserdes, ajudai-me a conhecer o que quereis de mim; quero fazer o que vos agrada. Ore muito, pedindo a Deus a perseverança, o amor, a luz, a força para fazer sempre a vontade divina, a graça de orar sempre. 

Antes de terminar a oração, faça um propósito particular, de evitar alguma falha mais frequente. Termine com um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. Nunca deixe de recomendar a Deus as almas do Purgatório e os pecadores. 
~ * ~ 

Comentários

Leia antes de comentar:

Os comentários deste blog são todos moderados;
Escreva apenas o que for referente ao tema;
Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
Obrigado por sua visita e volte sempre.