Objetos Litúrgicos

Objetos Litúrgicos


Para lidar com coisas santas e sagradas, são usados na celebração objetos, vestes e outros sinais que realçam e apontam a sacralidade daquilo que se celebra. As vestes, objetos e outros elementos não são "enfeites", mas cada um traz um significado que está de acordo com a dignidade do momento sagrado que se celebra.



Alfaias litúrgicas - Chamam-se  alfaias, os pequenos panos e objetos encapados com tecido que se usa junto aos vasos sagrados:

· Corporal;
· Pala;
· Sanguíneo;
· Manustérgio;
· Véu do Cálice;

· Bolsa do Corporal. 




Altar - Mesa fixa, podendo também ser móvel, destinada à celebração eucarística. É o espaço mais importante da Igreja. Lugar onde se renova o sacrifício redentor de Cristo. 



Ambão - É o local onde é proclamada a palavra de Deus.


Âmbula - Vasos usados para guardar os Santos Óleos: o óleo dos catecúmenos, óleo dos enfermos e o Santo Crisma. Em alguns lugares também se conhece por esse nome o Cibório.


Aspersório / Hissopo - Objeto usado para aspergir a assembléia ou um objeto com água benta.


Ara - Diz-se Ara ou, mais especificamente, Pedra D’Ara a pedra sobre o altar na qual se colocam as relíquias dos Santos.


Bandeja de comunhão - Pequeno prato, geralmente munido de aste, usado durante a comunhão sob o queixo daquele que comunga para evitar que se perca alguma partícula das sagradas espécies.   

Bolsa do Corporal / Burça - Bolsa formada por duas partes rígidas encapadas e unidas por tecido. Usada para portar o corporal e colocada sobre o véu do cálice. Sua cor varia com a do tempo.



Caldeira - Vaso litúrgico próprio para água benta.



Cálice - O mais digno dos vasos sagrados. É usado para portar o Preciosíssimo Sangue.


Carrilhão - Cojunto de sinos, geralmente pequenos, unidos que tocam juntos. Geralmente é usado como campainha durante a consagração.

Castiçal - Usado para portar as velas, durante a liturgia permanece sobre o altar em número de dois, quatro, seis ou, se missa do bispo, sete. Também é levado nas procissões.

Catafalco - Denomina-se catafalco, o caixão e seus adornos, quando ele é deposto na Igreja para os ritos fúnebres, mormente missa de corpo presente.


Cerimonial dos Bispos - Livro que reúne as rubricas de todas as celebrações de cunho episcopal.


Cibório / Píxide - Vaso sagrado semelhante ao cálice. Possui copa mais larga e tampa. Porta o santíssimo corpo de Nosso Senhor para a comunhão dos fiéis. Quando tampada, exceto se conter apenas partículas que ainda não foram consagradas, leva sobre si o véu o cibório.


Círio Pascal - Círio pascal é a vela abençoada e marcada com símbolos próprios que se acende com fogo santo na vigília pascal. Entre os símbolos, encontra-se a cruz, as letras alfa e ômega e os cravos (cf. cravos).

Conopéu - Véu que cobre a porta do sacrário. Varia segundo a cor do tempo.


Corporal - Pano quadrado dobrado três vezes na vertical e três na horizontal. É desdobrado sobre o altar e sobre ele se põe os vasos sagrados que contém as sagradas espécies. É costume dobrá-lo e coloca-lo dentro da bolsa do corporal.


Cravos - São chamados de cravos, os cinco pequenos pregos enfeitados com cera com que se marca a cruz do círio pascal, em memória das cinco chagas de Nosso Senhor mostrou aos discípulos depois de ressucitado.


Credência - Pequena mesa onde se colocam os objetos litúrgicos que serão utilizados na celebração. Geralmente, fica próxima do altar. 


Custódia / Ostensório - Vaso sagrado usado para expor à Adoração Solene o Santíssimo Sacramento. Geralmente é munido de luneta.


Estauroteca - Relicário em formato cruciforme para portar as relíquias da Santa Cruz. Para carrega-lo com a relíquia, usa-se véu umeral vermelho.


Evangeliário - Evangeliário, ou Livro dos Evangelhos, é o livro litúrgico que reúne os evangelhos lidos na missa. É, dentro do rito romano, a representação física da palavra de Deus e, em particular, das sagradas escrituras.



Faldistório - O faldistório é um pequeno banco, geralmente, sem encosto e dobrável. Seu nome vem do Alemão "Faltstuhl". É coberto com seda e, de acordo com o tradicional uso, é coberta com um pano do ofício do dia e tem uma almofada de mesma cor. Se é usado pra ajoelhar pode ter ainda um pequeno apoio para os joelhos, também da cor da celebração. A origem do faldistório é provável pela comodidade de se ter um assento confortável próximo ao altar, quando não se tinha a cátedra. Ao lado do altar da igreja da abadia era comumente usado pelos abades. Já estava presente no rito romano nos século XIV.

Para ajoelhar-se

Na forma ordinária do rito romano, o faldistória é usado pelos bispos quando precisam ajoelhar durante as celebrações:
· para as ladainhas, fora de domingos, solenidades e tempo pascal;
· nas leituras da Paixão, quando se que Ele expirou;
· ao incensar o santíssimo antes da transladação na Quinta-feira Santa;
· quando chega à capela da Reposição na mesma ocasião;
· no natal e na anunciação, quando se durante o credo;
· em outras ocasiões em que celebra.



Para sentar-se

Considerando o uso das "sédias" na forma ordinária do rito romano, o bispo senta-se no faldistório apenas quando não possa executar o rito da sédia ou da cátedra. O faldistório pode ser usado:

· Para bênção de abade, abadessa, consagração de virgens e afins;
· Ordenações
· Unção da Crisma;


Fístula - Objeto próprio da liturgia pontificia, usado para comungar da espécie do vinho.


Flabelo - Leque de plumas, representação do bater das asas dos serafins, usado junto à sédia gestatória.


Galhetas - Vasos que portam a água e o vinho. O vinho com uma gota d’água só vai para o cálice quando da preparação do altar.


Hissopo - Objeto usado para aspergir a assembléia ou um objeto com água benta.


Hóstia - Pão Eucarístico. A palavra significa "vítima que será" sacrificada. "E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim." Corpo de Cristo. (Na imagem, temos hóstias não consagradas)


Incenso - Resina de aroma suave. Produz uma fumaça que sobe aos céus, simbolizando as nossas preces e orações à Deus.


Lamparina - É a lâmpada do Santíssimo


Lavabo - Conjunto de bacia e jarro com que o sacerdote lava as mãos ao fim do ofertório. O acompanha uma alfaia: o manustérgio.


Lecionário - Lecionário é o livro usado para se fazer as leituras, na forma ordinária. Os lecionários contém leituras, sequências, salmos, aclamação ao evangelho e, ainda, o próprio evangelho. Dentre os lecionários temos:

· Lecionário Dominical;
· Lecionário Semanal (em dois volumes);
· Lecionário Santoral;
· Lecionário do Pontifical Romano;




Existem ainda os lecionários para a liturgia das horas. Usa-se os lecionários sempre do ambão.


Luneta - Pequeno objeto em formato de meia lua, daí seu nome, usado para portar e sustentar a hóstia dentro do ostensório.


Manustérgio - Pequena toalha usada junto do lavabo, com a qual o sacerdote enxuga as mãos depois de ar ter lavado. 

Seu nome provém do antigo porta-toalha litúrgico que recebia o nome de manustérgio também. (Ilustrado abaixo)


Matraca - Objeto de maneira de produz um som menos estridente que os sinos e carrilhões e os substituem durate a quaresma, ou parte dela. 


Missal - Principal livro da missa onde se encontra o ordinário, orações sacerdotais próprias de cada dia e, na forma extraordinária, também a epístola e o evangelho.


Nave da Igreja - Espaço do templo reservado aos fiéis.


Naveta - Vaso em forma de nave, de onde vem seu nome, que porta o incenso a ser colocado no turíbulo.


Pala - Objeto rígido, encapado com tecido utilizado para cobrir o cálice. Geralmente de forma quadrangular e bordadas.


Pálio - Objeto constituído de um tecido decorado, sob o qual se transporta o Ssmo de forma sonele.


Palmatória - Castiçal usado junto ao bispo, na forma extraordinária, e portado por um acólito-assistente, para representar sua dignidade. Seu uso inicia-se nos tempos em que era necessária para que o bispo pudesse ler os textos nas missas noturnas.


Patena - Junto com o cálice, um dos mais importantes. É um objeto circular, raso, usado para portar a hóstia grande.


Pontifical - Livro que reúne os textos das celebrações presididas pelo bispo como crisma, ordenações, etc.


Presbiteral - Uma copilação dos rituais sacramentos geralmente administrados pelo presbítero, anaálogo ao pontifical. Não é um livro tradicional do rito romano, mas vem se mostrando mais útil que o tradicional sacramentário.


Presbitério - espaço ao redor do altar, geralmente um pouco mais elevado que o restante do templo, onde se realizam os principais ritos sagrados. 


Relicário - Objeto parecido com o ostensório, mas utilizado pra expor à veneração as relíquias dos santos.


Rituais - Chamamos de rituais, os livros que contém os rito de sacramentos e sacramentais, listados a seguir:

· Ritual do Batismo de Crianças;
· Ritual das Exéquias;
· Ritual da Iniciação Cristã de Adultos;
· Ritual da Unção dos Enfermos;
· Ritual da Sagrada Comunhão e Culto Eucarístico Fora da Missa;
· Ritual da Penitência
· Ritual de Bênçãos;
· Ritual do Matrimônio;
· Ritual do Exercismo e outras súplicas.



No Brasil, algumas editoras produzem rituais, a partir dos ritos que existem dentro do Pontifical Romano.


Sacramentário - Livro que resume de maneira sucinta, os rituais dos principais sacramentos.


Sacrário - Espaço reservado nos tempos para guardar a reserva eucarística. É ornado, trancado à chave e possui uma luz acesa constantemente para indicar a presença do Santíssimo Sacramento.


Sacras - São orações emolduradas que figuram na forma extraordinária do rito romano no cento e em ambos os lados do altar com os textos do ordinário da Santa Missa recitados em cada um desses lugares.


Sanguíneo / Purificatório - Pequena alfaia de formato retangular, que se encontra junto ao cálice. É usada para evitar que alguma partícula se perca e para limpar e secar os vasos sagrados.


Teca - Pequeno vaso sagrado com tampa, usado para guardar hóstias consagradas no sacrário e, mormente, levá-las como viático aos enfermos.


Tintinábulo - Insígnia basilical que consta de uma aste devidamente enfeitada, geralmente com o triregnum e as chaves, e munida de um sino. Junto com a umbela é levado à frente das procissões basilicais.


Trono do Santíssimo - Objeto, geralmente metálico, em formato de coluna ou baldaquino que sustenta o ostensório quando da exposição do Santíssimo Sacramento.


Turíbulo - O vaso sagrado, munido de uma parte inferior, onde se colocamas brasas incandescentes e se queima o incenso; uma parte intermédia móvel, chamada opérculo, e uma parte superior onde se predem as correstes de sustentação e a que suspende o opérculo.


Umbela - Objeto em formato de guarda-chuva, usado para transportar o santíssimo sacramento de forma menos solene que o pálio.
É usada ainda como insígnia das basílicas, nesse segundo caso, possui partes vermelhas e douradas que se alternam.

Véu do Cibório - Véu, sempre de cor branca, que cobre o cibório quando este porta óstias consagradas.


Véu do Cálice - Véu do Cálice é um véu que cobre o cálice com o sanguineo, a pala e a patena. Seu cor varia de acordo com a do tempo. Sobre ele vai a bolsa do corporal com o corporal dentro.



Fonte: http://www.salvemaliturgia.com / E outros...

Comentários

Leia antes de comentar:

Os comentários deste blog são todos moderados;
Escreva apenas o que for referente ao tema;
Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
Obrigado por sua visita e volte sempre.