A Espera da Fumaça Branca


A espera da fumaça branca





Terminou na manhã desta Segunda Feira, na Sala nova do Sínodo, a última Congregação Geral dos cardeais antes do início do Conclave. Ao todo foram realizadas 10 congregações. Estiveram presentes no encontro 152 cardeais. Dentre as atividades da reunião, foram feitos os sorteios que definem os membros da Congregação particular, grupo formado pelo Cardeal Camerlengo Tarcisio Bertone e mais três prelados. A Congregação particular é responsável por assessorar o Colégio Cardinalício. Foram escolhidos para a equipe o Cardeal Antonios Naguib, pela Ordem dos Bispos; Cardeal Marc Ouellet, pela Ordem dos Presbíteros, e o Cardeal Francesco Monterisi, pela Ordem dos Diáconos. Caso o Conclave não tenha um desfecho dentro de três dias, novos sorteios deverão ser feitos para escolha de outros cardeais.

A "Missa Pro Eligendo Romano Pontifice" será celebrada na Basílica de São Pedro, nesta terça-feira, às 10h locais. Estima-se que a Missa tenha a duração de quase duas horas. A entrada será livre para todos os fiéis que conseguirem entrar na Basílica. De acordo com o portal de notícias do Vaticano, a Missa será presidida pelo Cardeal Decano Angelo Sodano e concelebrada por todos os cardeais. A homilia será em italiano.

A partir das 16h30, terá início a procissão dos cardeais da Capela Paulina até a Capela Sistina. Logo após, os purpurados farão o juramento e será proclamado o "extra omnes", hora em que todas as pessoas que não participarão do Conclave saem e a Capela Sistina é fechada. Os cardeais dão início às meditações, que será dirigida pela Cardeal Prosper Grech, e depois seguem para a eventual primeira votação. Segundo o porta voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, as cédulas das votações são queimadas após o término dos escrutínios da manhã e da tarde. Sendo assim, os horários das fumaças nas chaminés possivelmente serão entre 10hs30min e 11hs na parte da manhã e entre 17hs30min e 18hs (horário de Roma) na parte da tarde.

Caso o novo papa seja eleito na primeira votação da manhã ou na primeira da tarde, a fumaça branca sairá da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, no meio da manhã ou no meio da tarde. Na eleição do Papa Bento XVI, Ratzinger foi eleito na primeira votação da tarde e a fumaça apareceu somente após as 17 horas locais.

Comentários

Leia antes de comentar:

Os comentários deste blog são todos moderados;
Escreva apenas o que for referente ao tema;
Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
Obrigado por sua visita e volte sempre.